top of page

Não faça da redação um grande vilão

 

A ideia de um bom texto surge no "pré-texto", ou seja, no momento em que pensamos sobre o assunto da redação. A partir desse ponto inicia-se o processo de criação textual, que envolve as seguintes etapas: planejamento; construção; finalização; revisão e reescrita.

 

Parece complicado, mas não é. O treino leva ao texto perfeito; sim, ele existe e todos somos capazes de produzi-lo; basta desenvolver as práticas da leitura e da escrita. Aliás, elas são as aliadas para qualquer boa produção e propiciam ao aluno o domínio do tema.

 

E por falar em tema, as aulas de Atualidades e Sociologia são o celeiro das produções textuais, porque é através de aulas dinâmicas e interativas que o estudante integra-se dos assuntos do momento e, ainda, exercita sua opnião sobre o  tema em questão, fugindo dos "achísmos" e argumentos "embromatórios" no momento em que for escrever. 

 

Vale outra dica: quando souber o assunto da redação produza um mapa conceitual, agregando tudo o que você sabe a respeito do assunto, para depois usar o que você mais domina.

 

Possíveis temas para redação:

 

- CPI do Cachoeira 

 

- Crise econômica europeia

 

- Guerra dos portos

 

- Lei geral da copa

 

- Novo código florestal

 

- Polêmicas sobre a sacola plástica

 

- Primavera árabe

 

- Rio +20

 

- STF decide que aborto de feto anencéfalo não é crime

 

Kelciane do Carmo Lima da Silva - Professora de Língua Portuguesa

Raphael Frederico Rutkoski - Professor de Geografia e Sociologia

Dicas Vestibular

bottom of page